segunda-feira, 14 de junho de 2010

Brava Gente Brasileira Brasil 2001 Lúcia Murat



















TÍTULO DO FILME: BRAVA GENTE BRASILEIRA (Brasil, 2000)
DIREÇÃO: Lúcia Murat
ELENCO: Diogo Infante, Floriano Peixoto e Luciana Rigueira

Sinopse:
A ficção passa-se no atual Mato Grosso do Sul, quando no final do século XVIII, um grupo de portugueses designados para fazer um levantamento topográfico na região do Pantanal se envolve com estupro de índias da tribo kadiwéus, um ramo dos guaicurus.
No filme, a diretora focaliza o conflito cultural entre brancos (colonizadores) e nativos (colonizados), tendo como tema principal a dificuldade de compreensão cultural, retratada na relação entre a personagem do ator português Diogo Infante, um libertário apaixonado pelo que vai conhecendo dos índios, e a amada prisioneira. Uma das principais e terríveis cenas do filme é a do estupro e massacre de um grupo de mulheres guaicurus, quando brincavam e mergulhavam durante um banho.
A pintura de corpo dos kadiwéus, que tanto impressionou Lévi-Strauss, com sua complexidade e simetria, é bem destacada no filme, quando o personagem português Diogo de Castro e Albuquerque, iluminista influenciado por Rousseau, escreve um livro, ilustrado com as pinturas.
Por sua qualidade, apesar de recente, o filme já está sendo considerado um épico, onde os índios aparecem em toda sua grandeza, conseguindo emocionar, ao mesmo tempo em que mantém o suspense, com atores, cenários, paisagens, fotografia e música de alta qualidade.

Nenhum comentário: