sexta-feira, 4 de junho de 2010

A Estrada da Vida Itália 1954 Federico Fellini

Elenco

Giulietta Masina Gelsomina
Anthony Quinn Zampanò
Richard Basehart Louco
Aldo Silvani Sr. Giraffa
Marcella Rovera A viúva
Livia Venturini A irmã
Gustavo Giorgi
Mario Passante
Anna Primula

Sinopse

Zampanò é um grosso e insensível artista ambulante que, para ganhar alguns trocados, exibe-se nas praças das cidades do interior do sul da Itália, arrebentando correntes e mostrando sua força física. Sem endereço fixo, parece gostar do que faz. Dorme sempre ao ar livre, numa liberdade total.

Sua vida começa a mudar quando compra de uma pobre mulher, sua filha Gelsomina, que passa a ser sua assistente e com a qual acaba por manter uma vida de marido e mulher. Anteriormente, Zampanò já havia levado Rosa, irmã mais velha de Gelsomina, que morrera de modo não muito claro.

Muito maltratada pelo companheiro, ela nada sabe da vida. Com o passar do tempo, entretanto, torna-se uma boa profissional e insiste na relação por não querer que ele siga sozinho e acreditar que talvez, a seu modo, ele a ame.

Quando eles se juntam a um circo, Zampanò é ridicularizado por Louco, um equilibrista prodigioso, tornando-se seu rival. Por outro lado, Gelsomina inicia uma amizade com o equilibrista, de quem aprende que, apesar das humilhações por que passa, ela é uma jovem digna. Seu relacionamento com Louco termina por colocá-la em dúvida se foge ou não com ele.

Pouco tempo depois, entretanto, Zampanò ataca o equilibrista, resultando numa tragédia que trará conseqüências para todos os envolvidos.



Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro

Festival Internacional de Veneza, Itália

Prêmio Leão de Prata de Melhor Direção (Federico Fellini)

Prêmios Bodil - Copenhague, Dinamarca

Bodil de Melhor Filme Europeu

Sindicato dos Jornalistas Críticos de Cinema, Itália

Prêmio Fita de Prata de Melhor Diretor de Filme Italiano (Federico Fellini)

Prêmio Fita de Prata de Melhor Produção




Nenhum comentário: