terça-feira, 8 de junho de 2010

A Última Sessão de Cinema Estados Unidos 1971 Peter Bogdanovich


Outros Títulos: A última sessão (Portugal)
L'ultimo spettacolo (Itália)
La dernière séance (França)
Die letzte vorstellung (Alemanha, Áustria)
Gênero: Drama
Direção: Peter Bogdanovich
Roteiro: Larry McMurtry, Peter Bogdanovich
Produção: Stephen Friedman





Sinopse

Em 1951, na pequena cidade de Anarene, Texas, Sam, um ex-vaqueiro, é proprietário da única cafeteria, do único salão de sinuca e do único cinema do local. Desse modo, seus estabelecimentos são os únicos pontos de encontro dos jovens que querem beber, jogar e namorar. Entre eles, acham-se os amigos Sonny Crawford e Duane Jackson.

Sonny e Duane namoram duas colegas do colégio, respectivamente Charlene Duggs e Jacy Farrow, esta última a mais bela e mais rica garota da cidade, filha do proprietário da Farrow Oil Company, Gene Farrow, e de sua mulher, Lois. Como fazem com uma certa freqüência, os quatro entram no cinema de Sam, mais para se beijarem do que para assistirem ao filme propriamente dito.

Terminada a sessão, Duane e Jacy saem no conversível desta, enquanto Sonny e Charlene vão até a beira de um lago onde, depois de se agarrarem dentro de uma velha camionete, Sonny tenta ir adiante, o que provoca uma briga e a separação do casal.

No dia seguinte, após as aulas regulares, os jovens que praticam basquete vão para mais um treino orientado pelo técnico Popper. Este, com tendências homossexuais, não dá a devida atenção à sua esposa, Ruth, uma bela mulher de 40 anos. Após o treinamento, chama Sonny, a quem diz que ele estará liberado do próximo treino se, no dia seguinte, lhe fizer o favor de acompanhar sua esposa a uma Clínica em Olney, proposta imediatamente aceita pelo jovem.

Como combinado, Sonny acompanha a Sra. Ruth Popper até a Clínica. Na volta, ela se descontrola e começa a chorar. Preocupado em deixá-la só, o jovem aceita seu convite para entrar um pouco e tomar um refrigerante.

À noite, em casa, a mãe de Jacy desaprova seu namoro com Duane, por achar que o rapaz não tem futuro. Lois acrescenta, ainda, que está pensando em enviar a filha para Dallas, onde ela poderá cursar uma Universidade, além de ter oportunidade de encontrar um bom partido para se casar. Jacy lhe responde que não inveja seu casamento infeliz, realizado apenas por dinheiro. Na realidade, Lois ama Sam e tem um caso com Abilene, um funcionário da empresa do marido.

Durante uma festa natalina, Abilene chega ao local em companhia de Jackie Lee French. Ao vê-lo, Lois o beija na boca para indignação da jovem. Na mesma festa, Jacy recebe um convite de Lester Marlow para participar de uma recepção à meia-noite na mansão dos pais de Bobby Sheen, em Wichita Falls. Como eles estão em viagem, Bobby vai promover um banho na piscina, onde todos estarão nus. Jacy mostra-se interessada, mas diz a Lester que, antes, vai ter que dar uma boa desculpa a Duane. Enquanto isso, Sonny resolve ajudar a Sra. Ruth, responsável pelo serviço do bar, e termina sendo por ela seduzido, iniciando um intenso relacionamento amoroso. Ao sair da festa, Jacy acompanha Lester e participa do esperado banho de piscina em Wichita Falls.

Certa noite, Sonny e Duane vão até uma cidade de fronteira, no México. Ao voltarem, tomam conhecimento que Sam havia morrido e que teria deixado a cafeteria para Geneviève, sua eficiente garçonete, o cinema para a Srta. Mosey, responsável pela bilheteria, e o salão de sinuca para Sonny.

Duane e Jacy finalmente decidem ir a um motel mas, infelizmente, o rapaz não consegue consumar o ato sexual, deixando indignada a jovem, por continuar virgem, além de ver rompido seu namoro. Ele resolve deixar a cidade e procurar trabalho em Odessa.

Ao saber que Sonny mantém um caso com a Sra. Ruth há seis meses, Jacy decide procurá-lo, pois ele sempre a desejou mas, em respeito ao amigo Duane, nunca verbalizou tal desejo. Os dois passam a sair juntos.

Duane retorna à cidade em um belo carro, comprado graças a seu novo emprego, a fim de passar um final de semana e rever os amigos. Ao se encontrar com Sonny, diz que soube que ele andou saindo com Jacy, iniciando uma briga que termina com Sonny no hospital. Duane volta para Odessa e, pouco depois, alista-se no exército.

Enquanto isso, Jacy procura Sonny e os dois vão até Oklahoma a fim de se casarem. Na volta, patrulheiros rodoviários os param na estrada e os levam à presença dos pais dela. Jacy é obrigada a cursar a faculdade em Dallas, como a mãe já havia insinuado.

Duane retorna mais uma vez à Anarene, a fim de se despedir dos amigos, pois no dia seguinte vai embarcar para a Guerra da Coréia. Ao se encontrar com Sonny, os dois fazem as pazes e decidem assistir à última sessão do cinema, pois a Srta. Mosey vai fechá-lo, tendo em vista que o mesmo passou a dar prejuízo com o advento da televisão.

Depois da partida do amigo, Sonny procura a Sra. Ruth a fim de reatar o antigo relacionamento. Ela não o recebe bem, por ter sido por ele abandonada meses atrás, tenta inclusive expulsá-lo, mas sua solidão fala mais alto e termina cedendo.

Elenco

Sam Bottoms Billy
Jeff Bridges Duane Jackson
Cybill Shepherd Jacy Farrow
Ben Johnson Sam, o Leão
Ellen Burstyn Lois Farrow
Cloris Leachman Ruth Popper
Eileen Brennan Geneviève
Randy Quaid Lester Marlow
John Hillerman Professor
Timothy Bottoms Sonny Crawford
Clu Gulager Abilene
Sharon Ullrick Charlene Duggs
Joe Heathcock Xerife
Bill Thurman Popper
Barc Doyle Joe Bob Blanton
Jessie Lee Fulton Srta. Mosey
Gary Brockette Bobby Sheen
Helena Humann Jimmie Sue
Frank Marshall Tommy Logan
Merrill Shepherd Agnes
Loyd Catlett Leroy
Robert Glenn Gene Farrow
Janice O'Malley Sra. Clarg
Gordon Hurst Monroe
Mike Hosford Johnny
Faye Jordan Enfermeira
Charles Seybert Andy Fanner
Grover Lewis Sr. Crawford
Rebecca Ulrick Marlene
Tom Martin Larry


Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Ben Johnson)

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Cloris Leachman)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Roteiro Adaptado

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Ben Johnson)

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Cloris Leachman)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Roteiro

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Ben Johnson)

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Ellen Burstyn)

Associação Paulista de Críticos de Arte

Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro (Peter Bogdanovich)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Ben Johnson)


Nenhum comentário: